terça-feira, 29 de dezembro de 2009

AMBIENTE DE REDE



A atividade Ambiente de Rede é extremamente importante na formação do ser humano, conduzindo-nos a descoberta de novos horizontes. As aulas ministradas por Sule e Bonila, me proporcionaram a desenvolver novas habilidades, sendo que o processo de aprendizagem é mais uma etapa desta atividade, onde alunos e professores sujeitos de sua própria ação se engajam num processo de investigação, descoberta e construção coletiva do conhecimento. Pois ao compartilhar idéias, ações e reflexões cada educando e educador é ao mesmo tempo ator no processo da construção de seus valores, por meio da interação do seu ser com o mundo em que vive.

Através dos diálogos com Sule durante suas aulas, pude perceber o advento dos meios tecnologicos, posteriormente a internet, que tem provocado o surgimento de novos tipos de leitores. Pois em alguns cliques, uma criança ou adulto acessam inúmeras páginas e conteúdos. Desse modo, o uso cada vez maior de tecnologia no dia-dia tem também ajudado a construir novas bases para a construção do conhecimento e da cultura.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feliz Ano Novo


Nosso destino é modificado pelos nossos pensamentos, viemos a ser o que desejamos quando os nossos habituais pensamentos correspondem aos nossos desejos.
Que neste ano novo sejamos capazes de diferenciar as coisas boas das ruins, para que possamos estar juntos as novas mudanças, estando sempre disposto para aprender algo novo de novo e de novo.
Feliz Ano Novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjos, Luzia.

domingo, 20 de dezembro de 2009

O Que Pensamos Sobre a Escola/Produção Científica




O QUE PENSAMOS SOBRE A ESCOLA

É preciso assegurar o direito de brincar, criar, aprender, enfrentando os desafios de pensar a creche, a pré-escola e a escola como instâncias de formação cultural. O desafio de pensar as crianças como sujeitos de cultura e história, como sujeitos sociais. (SÔNIA KRAMER).
A escola possui valores admiráveis em nossas vidas, pois é o estagio fundamental para o crescimento do ser humano. É ela que nos prepara para o futuro e nos oferece uma bagagem de conhecimentos indispensáveis para que possamos encarar os empecilhos que surgem em nossos caminhos.
Segundo Sônia Kramer, “o trabalho coletivo é ponto de partida e chegada”. Por isso é essencial a inserção da família no processo de aprendizagem da criança. Pois dessa forma podemos transformar nossos alunos em sujeitos sociais. Onde compete a nós educadores e aos pais descobrir o caminho para transformação desses alunos, fazendo com que os próprios sejam capazes de gerar descobertas e questionamentos, oportunizando maior apropriação do conhecimento.
Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade, muitas escolas e universidade são colocadas no pedestal, como modelo de qualidades. “Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilizar para aprender (AUGUSTO CURY 2002)”.
A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou jovem inscrevem as suas vidas. Daí a importância de uma educação de responsabilidade e do compromisso e decorrentemente, a necessidade do compromisso social. A escola assumi basicamente não só como um potenciador de recursos, mas também como um lugar de abertura e de solidariedade, de justiça e de responsabilidade mutua, de tolerância e respeito, de sabedoria e de conhecimento.
A família é o primeiro espaço de afeto, de segurança e de atualidades, daí constituir-se num espaço de educação para a cidadania, por que é instância matriz da socialização na vida das crianças, o mais importante é que a família seja exemplo de participação na vida cívica de atenção ao que a cerca, de abertura e solidariedade.
Segundo Augusto Cury, “os pais precisam adquirir hábitos para revolucionar a educação e os professores precisam incorporar hábitos para atuar com eficiência no pequeno e infinito mundo da personalidade dos seus alunos”. Dessa forma precisamos entender que a educação é um dos princípios de valores que estará nos rodeando em todos os momentos e em todos os lugares, é um procedimento que começa na família e continua na escola, sendo desenvolvida a cada dia num processo consecutivo da vida, pois os estudantes tendem tomar seus pais e professores como modelo de vida, a serem copiados e emulados, e adotarão as formas de comportamento e os princípios morais de seus modelos. Uma família e uma escola que adotem, no dia-a-dia, práticas educativas, transmitirão naturalmente esta prática e seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Pesquisa de Campo/Feira Livre Tapiramutá


Durante a pesquisa de campo realizada na feira livre de Tapiramutá, orientadoda pelo professor Helmut que é orientador da atividade GEAC-GEOGRAFIA DO LUGAR, pudemos observar o espaço e a localização no qual constatamos uma grande teia constituída de informações que se inter-relacionam de maneira que uma depende da outra para existir.
Esta atividade proporcionou um diferente tipo de relacionamento entre os membros do grupo, as relações se tornaram mais descontraídas sem a formalidade do ambiente da sala de aula.
Em suma, é importante salientar que durante a visita à feira a apresentação do espaço foi feita conjuntamente entre o professor Helmut e os cursistas. Com este posicionamento, rompe-se com uma abordagem conteudista em que cada campo do conhecimento possui um território nitidamente demarcado e inacessível a outro, cuja característica marcante é a fragmentação dos saberes que se apresentam estáticos, fechados. Este projeto de ensino contribuiu para um maior dinamismo do conhecimento, fazendo com que este adquira maior sentido e significado para cursista, através de uma abordagem interdisciplinar.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Natal

Natal

É Natal.
Tempo de fé.
Felicidade nos corações humanos.
Esperança de dias melhores.
Inspirações de amor.
Família reunida.
União cristã.
Encontros acontecendo.
Festa preparada.
Estrela brilhando,
Cristo nascendo.
Tempo preparado, para vê-lo chegar.
Céu aplaudindo.
Caminhos se abrindo.
Vida florindo.
Mundo sorrindo.
Fraternidade se manifestando.
Gente perdoando.
Mãos se juntando.
Humanidade agradecendo.
Tudo é prece.
E momento de paz.
Ele veio para nos salvar...
Por isto
É Natal!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Memorial




Relembrar alguns fatos que estavam arquivados na memória, foi muito emocionante e de grande importância para mim, pois a memória nos remete a fazer reflexões sobre a importância do passado e do presente em nossas vidas. Por alguns momentos achei impossível descrever minhas memórias, não sabia como iniciar, mas ao dar inicio ao texto percebi que as lembranças iam surgindo com grande magnitude de fatos. É gratificante reescrever minha própria história uma vez que se iniciou com o meu nascimento.
O relato do memorial segue a direção da vida, nele não se esclarece em comentário, pois simplesmente flui. Na medida em que a história é relatada, os fatos passam a existir acompanhando a memória do narrador. “Que não se preocupa com o encadeamento exato de fato determinados, mas com a maneira de sua inserção no fluxo insondável das coisas” (BENJAMIM, 1987:209).