Escola Municipal Professora Maria José Teles
Data: 08/06/2009
Série: 3º ano
Nº de Alunos: 25
Faixa Etária: 09 á 13 Anos
Professora Cursista: Maria Luzia Moreira Mota
Plano de Aula
Tema da Aula: - Folclore.
- Conhecer o folclore e a literatura de Monteiro Lobato, através do Sítio do Pica-Pau-Amarelo;
- Instigar a curiosidade dos alunos, abrindo espaço para suas colocações;
- Proporcionar a integração entre os alunos na busca e na socialização dos conhecimentos.
- Viajar com a turma através do Sítio do Pica- Pau- Amarelo em busca de novos conhecimentos;
- Fortalecer os valores os valores culturais.
- Oração;
- Roda de Conversa sobre o filme que iremos assistir destacando no quadro a palavra Folclore e o nome Monteiro Lobato para discutir depois do filme;
- Colocar o filme para os alunos assistirem;
- Logo após o filme questionar aos alunos o que mais lhe chamou atenção registrando suas colocações no quadro negro;
- Perguntar aos alunos quem já ouviu falar em Monteiro Lobato?
- Falar um pouco desse grande escritor e da importância da sua obra “O Sitio do Pica-Pau- Amarelo”.
- Explicar para os alunos o que significa folclore e porque estamos falando desse tema já que geralmente só falamos dele em Agosto.
- Relembrar quem são os personagens que fazem parte do nosso folclore, voltando ao filme que terminamos de assistir;
- Colocar no quadro o nome dos personagens que aparece no filme e pedir que os alunos façam a leitura dos mesmos;
- Questionar aos alunos quem acredita em: Saci, Lobisomem, Curupira, Iara, Cuca e a Mula Sem Cabeça e se eles existem ou é só uma lenda?
- Explicar o que é lenda;
- Atividade com imagens mimeografadas onde os alunos irão reescrever o que viram no filme.
- DVD do Sítio do Pica-Pau-Amarelo;
- Quadro Negro e Piloto;
- Estêncil e papel ofício.
- Observar o posicionamento de cada aluno diante do filme percebendo suas apreciações e valorações estéticas e ideológicas.
- Coleção Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau-Amarelo, memórias de Emília e Caçadas de Pedrinho. DVD, Brasil, som Livre, Globo vídeo, 2004.
Faculdade de Educação Professor
Cursista: Maria Luzia Moreira Mota
Professora Orientadora: Rosane Vieira Data: 08/06/2009
Relato da Aula
Através do filme O Sítio do Pica-Pau-Amarelo, os alunos puderam conhecer mais sobre o folclore e a literatura de Monteiro Lobato, onde por meio do filme pode-se resgatar a nossa cultura popular. A aula foi muito prazerosa, pois os alunos se divertiram brincando e aprendendo com o infinito mundo do imaginar que é o Sítio do Pica-pau-Amarelo. Pude observar que alguns alunos não se continham de tanta curiosidade e acho que de emoção também, todavia os personagens além de contribuir para a aprendizagem dos alunos transmitem muita alegria. Enquanto aos outros alunos a minoria não contribuiu muito, já que não participaram da aula, ou seja, nunca participa só vão à escola por ir mesmo. Mas, contudo isto a aula foi muito dinâmica, percebi que alguns alunos além de sentir o prazer em conhecer o filme, sentiram também o prazer de se perder no mesmo, com certeza obtive na aula o processo de Epistefilia e o Diégetico. A aula possibilitou a dinamização da leitura em sala de aula e também a produção de atividade com resultados muito bons. Enfim, percebi que os alunos tiveram curiosidade e o prazer de conhecer o mundo do Sítio do Pica-Pau-AEssa importância se baseia, sobretudo, no fato de que, quando usados como ferramenta acessória, possibilitam rápida indexação por parte dos mecanismos de busca.marelo, como também o Folclore, um mundo de fantasias e lendas diferentes do cotidiano de cada um. Optar pelo filme do SITIO DO PICA-PAU-AMARELO foi muito interessante, porque o mesmo aborda questões interdisciplinares e folclóricas. Trabalhar com fábulas é um tema educacional que nos chama muito a atenção, porém são poucos os educadores que buscam descobrir o real valor que Monteiro Lobato resgatou para o folclore nacional e a literatura brasileira através das aventuras, brincadeiras, costumes da roça, lenda e mitos, possibilitando-nos contemplar, refletir, apreciar e analisar sua obra. Tapiramutá-2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário