Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação
Maria Luzia Moreira Mota
Escola Municipal Professora Maria José Teles
Professora Regente: Valdinei de Sena Mota
Projeto Literário de Fábulas
Projeto Literário de Fábulas, apresentado a Faculdade Federal da Bahia – UFBA/Tapiramutá, com o objetivo de inserção no Curso de Licenciatura em Pedagogia para o Ensino Fundamental das Séries Iniciais.
Tapiramutá
2009
Apresentação
Este presente projeto tem como objetivo principal buscar dominar a leitura e escrita que são essenciais para o desenvolvimento social, cultural e intelectual do ser humano. Além disso, conhecer e identificar o que é fábula através do projeto literário de fábulas. E valorizar o significado da leitura através das fábulas. Pois, é por meio da leitura e da escrita que o homem se comunica, expõe, e defende suas idéias levando para o mundo sua forma de pensar defendendo temas e criando questionamentos das coisas que lhe cercam.
Sabendo que, a escola é a principal responsável em garantir a seus alunos o direito de uma educação de qualidade, onde a leitura e a escrita é o alicerce dessa construção na vida de qualquer ser humano. Levando em consideração, que para uma pessoa ser alfabetizada ela precisa de no mínimo estar lendo e escrevendo, ou seja, conhecendo e desvendando as maravilhas do mundo das letras, tornando-se a cada momento um descobridor de novos textos, fábulas e fantasias que lhe permita viajar para lugares distantes sem sair do local onde ela se encontra no exato instante.
Tendo em foco e sendo defensora do papel da leitura e escrita dentro da sala de aula, busco através deste projeto literário de fábulas alicerçar minha carreira profissional no Curso de Pedagogia perante a Faculdade de Educação na Universidade Federal da Bahia do Pólo de Tapiramutá.
Objetivo
- Proporcionar aulas dinâmicas e prazerosas, levando em consideração o contexto sociocultural do aluno;
- Possibilitar o contato com as mudanças constantes que envolvem o ensino e a prática da leitura e escrita,
- Estimular e provocara interação entre mediador, aluno e conteúdo facilitando a aquisição da aprendizagem nas atividades e exercícios propostos.
- Transformar a leitura e a escrita de fábulas em hábito saudável prazeroso e eficaz em suas tarefas escolares e em seu dia a dia.
Justificativa
Nos dias atuais, a busca por novas informações surgem como necessidades e a demanda diária desenvolve novas competências nos seres humanos. Destacando a capacidade de compreensão da leitura que por meio dela promove o desenvolvimento da escrita, onde cada um por meio da leitura podem se tornar ou vivenciar um apaixonado por leitura, pois vivemos em mundo repleto de informações e minuto a minuto, estamos lendo.
A prática da leitura de fábulas assim como a da escrita, é essencial no aprendizado da língua escrita e falada, fortalecendo o prazer de ler textos e livros. Hoje em dia o contexto sócio–econômico e cultural encontra-se marcado por incertezas e grandes transformações, gerando no indivíduo a obrigação do saber ler e escrever para que assim ele possa está interagido e interligando os novos conhecimentos que surgem a cada momento.
E com o objetivo de criar novos leitores escritores, que o Projeto Literário de Fábulas continuará no Segundo Ciclo do Curso de Licenciatura em Pedagogia, executado na Escola Municipal Maria José Teles, na turma do 3º ano que tem como regente a professora Valdinei Sena Mota. Pois, trabalhar com essa turma e com a pró Valdinei, foi e com certeza será muito importante para minha formação. Onde através do tema escolhido, percebi que os alunos sentiam prazer em estar na aula e participar da mesma,viajando no mundo da leitura e compartilhando o encanto que o mundo das fábulas nos trás.É sensacional ver a curiosidade dos alunos para saberem a moral da história no final de cada leitura, pois cada fábula trás consigo uma lição de moral que nos leva a fazer uma reflexão sobre o tema estudado e suas próprias vidas. Percebi também que alguns alunos já avançaram na leitura, onde o projeto desenvolvido com o apoio da regente contribuiu e facilitou o desenvolvimento dos educandos.
Assim, pretendo dar continuidade ao projeto, levando para os alunos novas fábulas, tentando transformar o hábito de ler e escrever saudável, prazeroso e eficaz em suas tarefas escolares e em seu dia a dia.
Caracterização da Turma:
1. Escola Municipal Professora Maria José Teles
2. Série: 3º Ano
3. Turno: Vespertino
4. Números de Alunos: 17 Alunos
5. Nível dos alunos em relação à escrita e leitura:
75% dos alunos ler e escreve, porém ainda com algumas dificuldades.
6. Nível de participação dos alunos nas atividades propostas pelo professor:
A professora relatou que alguns alunos participam das atividades, e que outros são muitos dispersos a ponto de não compreender o que lhe foi proposto.
7. Nível de participação dos pais na vida escolar de seus filhos:
Segundo a professora os pais deixam a desejar em relação à participação na vida escolar de seus filhos.
8. Com relação à aprendizagem dos alunos:
8.1 Pontos Positivos:
Estão aos poucos aprendendo a desenvolver leitura e cálculos matemáticos.
8.2 Pontos Negativos:
Mau comportamento de alguns alunos.
9. Principais disciplinas de estudo em foco na sala de aula:
Português e Matemática.
10. Média de alunos que freqüentam e faltam atualmente:
Freqüentando:
17 alunos.
Faltantes:
01 a 02 alunos.
11. Tipos de atividades realizadas em sala de aula com os alunos:
Atividades que desenvolvem a leitura e escrita.
12. Formas de avaliação:
Participação dos alunos, atividades escritas, leitura, interpretação oral e escrita e comportamento.
Disponibilidade de carga horária semanal do cursista para execução do projeto.
02dias: segunda-feira e terça-feira.
- 08 horas semanais
Cronograma de Realização das Atividades
Agosto: (17, 18, e 24/08/2009)
Conteúdo: Reapresentação do Projeto Literário de Fábulas;
Fábula: A Raposa e o Corvo.
Atividades:
Reapresentar o projeto fábulas e seus objetivos. Falar deste tipo de texto literário fazendo questionamentos, ouvir a opinião de cada aluno, valorizando o conhecimento prévio que cada um já possui sobre o tema;
Conversar com os alunos, explicando para eles a importância que este tipo de leitura tem. E como ela pode contribuir para o desenvolvimento da leitura de cada um deles;
Após dialogar com os alunos sobre o gênero literário, apresentar para eles a fábula que iniciaremos nossos estudos: A Raposa e o Corvo.Falar o nome da fábula, fazer a leitura da mesma para as crianças, sem deixar de comentar a moral da história, já que toda fábula traz uma lição para as nossas vidas;
Pedir que os alunos realizem a leitura da fábula;
Fazer interpretação e intervenção oral sobre a fábula em estudo;
Realizar ditado circulado do texto.
Setembro: (01,02/09/2009)
Conteúdo: Fábula: A Assembléia dos Ratos.
Atividades:
Apresentar o texto escrito da fábula em cartaz, realizando a leitura com toda a sala;
Desafiar aos alunos que façam uma leitura coletiva, para depois meninas e meninos competirem entre se, buscando a participação de todDisponibilidade de carga horária semanal do cursista para execução do projeto.os;
Propor aos alunos que façam leitura individual e silenciosa;
Questionar aos alunos sobre a moral da história que a fábula traz;
Pedir aos alunos que identifiquem palavras desconhecidas no texto;
Realizar um ditado escrito com as palavras identificadas na fábula pelos alunos;
Correção ortográfica no quadro das palavras ditadas;
Sugerir aos alunos que reconte a fábula, observando as gravuras do texto.
Setembro: (08,09/09/2009)
Conteúdo: Fábula: A Assembléia dos Ratos.
Atividades:
Apresentação da fábula através da leitura;
Fazer leitura coletiva com alunos;
Pedir aos alunos que façam comentários sobre o texto lido comparando com a fábula A Raposa e o Corvo. Escrever no quadro os questionamentos levantados;
Questionar aos alunos, o que a moral desta fábula traz como exemplo para o nosso dia a dia;
Qual o ponto de vista dos alunos com relação à moral da história;
Propor aos educandos que façam a cópia do texto no caderno e conseqüentemente a leitura;
Pedir aos alunos que identifiquem no texto palavras que eles não sabem o significado, para depois procurar no dicionário;
Dividir a sala em grupos para que realizem a montagem da fábula fatiada e em seguida fazer a reescrita do texto;
Realizar ditado com palavras do texto;
Atividade mimeografada (caça-palavras) com palavras do texto.
Setembro: (15,16/09/2009)
Conteúdo: Fábula: A Tartaruga Voadora.
Atividades:
Leitura compartilhada da fábula;
Interpretação oral e coletiva;
Exposição da fábula em papel metro;
Leitura feita pelos alunos divididos entre meninos e meninas;
Interpretação e análise da moral da história;
Ditado circulado com palavras do texto;
Pedir aos alunos que façam a leitura da parte do texto que eles mais gostaram;
Sugerir que os alunos copiem no caderno a parte escolhida por eles;
Fazer um comparativo entre todas as fábulas que já foram lidas em sala de aula;
Bingo com palavras do texto.
Setembro: (22,23/09/2009)
Conteúdo: Fábula: A Tartaruga Voadora.
Atividades:
Leitura compartilhada da fábula;
Leitura do texto em cartaz feita pelos alunos;
Organizar competição de leitura entre meninos x meninas;
Discutir com os alunos a moral da história levando em consideração o ponto de vista de cada um;
Atividade com texto lacunado;
Ditado de palavras do texto;
Leitura individual de cada aluno;
Caça-palavras com palavras estudadas no texto.
Setembro: (29, 30/09/2009)
Conteúdo: Fábula: O Cão e o Lobo.
Atividades:
Leitura da fábula em cartaz, realizada pela professora;
Levantar questionamentos sobre a leitura;
Bingo com palavras do texto;
Escrita e leitura das palavras do texto,
Correção de atividade levando os alunos ao quadro;
Produção de texto através dos desenhos da fábula;
Atividades mimeografadas sobre o texto estudado;
Correção de atividade passada para casa no dia anterior.
Outubro: (05,06/10/2009)
Conteúdo: Fábula: O Cão e o Lobo.
Atividades:
Apresentar a fábula escrita em papel metro;
Leitura realizada pela professora;
Leitura em cartaz feita pelos alunos;
Fazer discussão do texto questionando os alunos;
Escrita do texto no caderno;
Ditado com palavras do texto;
Correção do ditado no quadro;
Texto fatiado,
Texto lacunado;
Caça-palavras e escrita das palavras que encontraram;
Leitura individual de cada aluno.
Outubro: (12,13/10/2009)
Conteúdo: Fábula: O Cão e o Lobo.
Atividades:
Dividir a turma em grupos, para desenvolverem uma competição de leitura da fábula;
Montar um texto fatiado em papel metro em grupo;
Bingo com palavras do texto;
Produção individual da fábula;
Escolher uma produção e fazer a correção do texto no quadro junto com os alunos sem identificar o autor da produção;
Leitura individ
ual de cada aluno.
-
Outubro: (19,20/10/2009)
Conteúdo: Fábula: O Carreiro e o Papagaio.
Atividade:
Apresentação da fábula em papel metro;
Leitura silenciosa de cada aluno,
Leitura coletiva;
Interpretação do texto no caderno;
Ditado do texto;
Texto lacunado.
Outubro: (26,27/10/2009)
Conteúdo: Fábula: O Carreiro e o Papagaio
Atividade:
Releitura da fábula O Carreiro e o papagaio;
Escrita do texto no caderno;
Discussão da moral da história;
Cruzadinha com palavras do texto;
Texto fatiado,
Jogo da forca para adivinhar qual é a palavra do texto;
Leitura individual de cada aluno.
Novembro: (02,03/11/2009)
Conteúdo: Fábula: O Cão e o Osso.
Atividade:
Apresentação da fábula em papel metro;
Leitura do texto em silêncio realizada pelos alunos;
-
Escrita da fábula no caderno;
Ditado de palavras;
Texto fatiado;
Bingo com palavras do texto;
Leitura individual do texto de cada aluno.
Novembro: (09,10/11/2009)
Conteúdo: Fábula: O Cão e o Osso.
Atividade:
Dinâmica para descobrir palavras do texto;
Leitura das palavras encontrada na dinâmica;
Interpretação da fábula através de desenhos;
Ditado circulado do texto;
Estudo da moral da história;
Leitura individual de cada aluno;
Registro no quadro e no caderno sobre a importância do projeto no desenvolvimento de cada aluno.
Novembro e Dezembro: (16, 17, 23, 24, 30,/11/01, 07/12/2009)
Conteúdos: Fábulas.
Atividade:
Iniciar o produto final do projeto, que é a criação de um pequeno livro de fábulas, contendo todas as fábulas estudadas no projeto;
De inicio iremos todos juntos relembramos o nome das fábulas estudadas e registrar no quadro negro e no caderno;
Relembrar de forma prazerosa a história que cada uma contava e suas lições de moral;
Através das figuras que representa cada fábula pedir para os alunos escrever a fábula indicada, por etapa;
Pintura dos desenhos que representa as fábulas;
Montagem do livro feita por cada aluno;
Apresentação do livro de fábulas de cada aluno na sala de aula;
Registrar esse momento através de fotos.
7 comentários:
Estou desenvolvendo uma monografia que tem por tema o projeto literário da universidade que curso. Como pesquisa gostaria de ter mais informações sobre o projeto desenvolvido por vocês. Solicito por favor um contato de um dos envolvidos para que possamos conversar sobre o assunto.
Olá anônimo, gostaria que vc se identificasse, pois assim ficará mais fácil trocarmos informações.Será um prazer realizar essa troca de idéias.
Bom dia Luzia, obrigado por sua atenção. Sou o Diego do RJ. Gostaria de saber se você poderia me passar algumas informações sobre o trabalho desenvolvido por vocês...
Meu email é diego.ucam@hotmail.com
Olá Diego, o projeto literário de fábula foi desenvolvido com a finalidade da minha inserção no curso, pois para cursar a faculdade que estou inclusa era necessário está em sala de aula. E por algumas questões, eu não estava, mas já tinha sido aprovada.Então para não ser prejudicada estou desenvolvendo este projeto com alunos,sendo que participo apenas como professora voluntária.
Boa tarde Diego,todas as informações sobre o projeto está aqui em meu blog, gostaria que vc especificasse que tipo de informações vc quer saber.
Obrigado pela atenção!
Volte sempre que quiser!
Luzia! Esta otimo seu projeto, apenas senti falta de uma pequena reflexão sobre a elaboração desse projeto!! Lembre-se que a execução de cada atividade tem uma finalidade, contribuir para formação de vcs e para educação de Tapiramutá!!
E isso precisa ser relatado e refletido por vcs!
Bjinhos
Sule
Postar um comentário