sábado, 19 de dezembro de 2009

Pesquisa de Campo/Feira Livre Tapiramutá


Durante a pesquisa de campo realizada na feira livre de Tapiramutá, orientadoda pelo professor Helmut que é orientador da atividade GEAC-GEOGRAFIA DO LUGAR, pudemos observar o espaço e a localização no qual constatamos uma grande teia constituída de informações que se inter-relacionam de maneira que uma depende da outra para existir.
Esta atividade proporcionou um diferente tipo de relacionamento entre os membros do grupo, as relações se tornaram mais descontraídas sem a formalidade do ambiente da sala de aula.
Em suma, é importante salientar que durante a visita à feira a apresentação do espaço foi feita conjuntamente entre o professor Helmut e os cursistas. Com este posicionamento, rompe-se com uma abordagem conteudista em que cada campo do conhecimento possui um território nitidamente demarcado e inacessível a outro, cuja característica marcante é a fragmentação dos saberes que se apresentam estáticos, fechados. Este projeto de ensino contribuiu para um maior dinamismo do conhecimento, fazendo com que este adquira maior sentido e significado para cursista, através de uma abordagem interdisciplinar.

Nenhum comentário: